Mais de 900 mil veículos foram alvos de recall este ano

27/09/2016
Mais de 900 mil veículos foram alvos de recall este ano
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 23/09/2016
No período de janeiro a junho deste ano, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou 68 campanhas de recall de veículos. Com isso, mais de 900 mil automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas precisaram passar por trocas ou reparos, em razão de defeitos. Em todo o ano passado, foram 114 chamamentos, com um total de mais de dois milhões de veículos envolvidos. 

Os dados integram um relatório inédito divulgado pela Senacon e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nesta sexta-feira (23). Denominado de Boletim de Recall – Veículos, o documento destaca a elevação do número de recalls e a relevância da atuação articulada e interdisciplinar para a garantia da segurança dos veículos que rodam no Brasil. 

Problemas com air bag estão no topo da lista dos chamamentos, com 26% do total. Em seguida vêm freios (17%), sistema de combustível (16%) e motor (11%), entre outros.

A ação de recall, prevista no Código de Defesa do Consumidor, foi regulamentada pelo Ministério da Justiça e Cidadania em 2012. Ao constatar que um produto, após sua colocação no mercado, apresenta um defeito, o fornecedor deve tomar todas as medidas cabíveis para que o produto seja imediatamente recolhido, por meio de troca, reparo, ou ressarcimento da quantia paga. Segundo o relatório, recalls de veículos representam mais de 70% do total de chamamentos já realizados no país. 

Com informações do Ministério da Justiça

Agência CNT de Notícias

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!