Conheça alguns fatos e curiosidades sobre a Seguradora Líder, gestora do seguro DPVAT

15/03/2018
Conheça alguns fatos e curiosidades sobre a Seguradora Líder, gestora do seguro DPVAT

Como surgiu a Seguradora Líder?

No intuito de aprimorar ainda mais o Seguro DPVAT, esse importante instrumento de proteção social, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), através da Resolução nº 154 de 08 de dezembro de 2006, determinou a constituição de dois Consórcios específicos, a serem administrados por uma seguradora especializada na qualidade de líder. Para atender a essa exigência, foi criada a Seguradora Líder do Consórcio do Seguro DPVAT S.A ou simplesmente, Seguradora Líder, através da Portaria nº 2.797/07, publicada em 07 de dezembro de 2007.

A Seguradora Líder é uma empresa pública?

A resposta é não, galera. A Seguradora Líder é uma empresa privada, de capital nacional, constituída por 77 Seguradoras que participam do Consórcio do Seguro DPVAT. A Líder e o consórcio são responsáveis pela garantia das indenizações, além de prestar atendimento à sociedade. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável por fiscalizar as operações do Consórcio.

O modelo de gestão centralizado da Seguradora Líder é um monopólio?

Não, pessoal! Até porque qualquer seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a operar no país no segmento de seguros de danos e/ou pessoas, pode, facultativamente, aderir ao Consórcio de Operações do Seguro DPVAT. Esse modelo de gestão permite mais unidade à gestão e agilidade no atendimento à população. Além disso, também permite que as vítimas saibam exatamente a quem procurar para pedir a indenização em caso de acidentes de trânsito, independente de constatação de culpa do motorista condutor, de ter ou não pago o Seguro DPVAT ou até mesmo da identificação do veículo.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!