Audiência debate sobre nova formação de condutores

08/12/2016
Audiência debate sobre nova formação de condutores

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realizou, nesta quinta-feira (8), audiência pública solicitada pelo deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, para debater sobre a nova formação de motoristas.

De acordo com o parlamentar, o principal objetivo da audiência é a busca da formação completa do condutor. "Não é só aprender a dirigir e tirar habilitação, é preciso entender que o trânsito é um espaço de convivência. Precisamos nos esforçar para que as pessoas entendam a lógica do maior cuidando do menor, entender responsabilidades, cidadania, solidariedade, muito mais do que simplesmente aprender a dirigir”, disse.

Outra ação importante da reunião foi a discussão do trânsito como um todo e os pilares que a Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito, criada pela ONU, estabeleceu: infraestrutura, fiscalização, educação e saúde. “É um esforço hercúleo não só fazer o debate, mas transformá-lo em ações efetivas, se for necessário, até com mudanças na legislação”, destacou Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

Para o deputado, o trânsito do País é reflexo de duas questões importantes em qualquer sociedade: educação e cidadania. “Fazemos parte de um conjunto. Não adianta termos o melhor motorista, se não temos o melhor cidadão", afirmou.

Hugo Leal também defendeu que as ações para melhorias no trânsito precisam ser integradas entre os órgãos competentes, não só entre Executivo e Legislativo. Para o parlamentar, a forma como o tema trânsito é discutido no país ainda é muito superficial. "Precisamos de uma Agência Nacional de Segurança Viária para que as ações sejam efetivamente integradas, além de trazer regularidade e segurança jurídica de tudo que discutimos sobre o tema. A política do trânsito precisa ter começo, meio, e fim", declarou.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!