Parlamentares lançam Fórum Global de Legisladores em Segurança Viária

Parlamentares lançam Fórum Global de Legisladores em Segurança Viária

Parlamentares de países de todos os continentes reunidos em Londres lançaram Fórum Global de Legisladores em Segurança Viária, com o objetivo de criar uma rede internacional para trocar experiências – legislativas e também na execução de políticas públicas – na busca da redução do número de vítimas do trânsito. O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, foi o único representante da América Latina no encontro.

“Creio que demos passos importantes para estabelecer uma cooperação internacional para reduzir o número de mortes e lesões no trânsito. Na declaração de lançamento do Fórum Global dos Legisladores, nós assumimos o compromisso de trabalhar pela meta da Década da ONU de Ação para Segurança do Trânsito de reduzir em 50% o número de vítimas”, afirmou o deputado Hugo Leal, que participou do workshop internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde e pela Fundação Towards Zero.

Na declaração, os parlamentares lembram que “1.25 milhão de pessoas morrem e mais de 50 milhões ficam feridas em acidentes no trânsito todos os anos, com 90% das vítimas acontecendo em países de baixa ou média renda”. Os legisladores admitem que, embora tenha havido avanços na Década da ONU de Ação para Segurança do Trânsito, muito ainda precisa ser feito – “particularmente em relação à adoção de efetivas políticas e legislações para prevenir lesões no trânsito”.

O Fórum Global de Legisladores em Segurança Viária, na sua declaração de lançamento, se compromete a “trocar experiências nas melhores práticas para prevenção de lesões no tráfego e encorajar a adoção e o fortalecimento de estratégias e leis efetivas para a segurança no trânsito”. Os legisladores também se comprometem a encorajar a criação de grupos pluripartidários para debater e promover a segurança no trânsito, como a Frente Parlamentar que já existe no Brasil.

Hugo Leal explicou que os parlamentares elegeram o britânico Barry Sheerman, integrante do Parlamento do Reino Unido, como chairman (presidente) do Fórum Global dos Legisladores. Eles pretendem manter contato permanente e voltam a se encontrar na reunião da ONU sobre Segurança Viária, em maio. “Vamos trabalhar agora para envolver parlamentares de mais países neste mutirão legislativo pela segurança no trânsito”, afirmou o autor da Lei Seca.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!