Motorista que optar por receber multa pela internet terá desconto de quarenta por cento

Motorista que optar por receber multa pela internet terá desconto de quarenta por cento

Com novo sistema, condutor também poderá recorrer da infração e transferir pontos da carteira. Medida entrará em vigor em novembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na terça-feira (6), uma resolução que deu origem ao Sistema de Notificação Eletrônica. Com a medida, o condutor poderá receber as notificações das infrações de trânsito por meio eletrônico. Os condutores que optarem por esse novo sistema terão desconto de 40% sobre o valor original da multa.

A medida visa garantir que o cidadão será efetivamente notificado da autuação, reduzir os custos com o envio de documentos impressos e a diminuir ao uso de papel.

A partir de agora, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai desenvolver, padronizar, organizar, manter e fazer a gestão do sistema eletrônico, que entrará em funcionamento a partir de 1º de novembro de 2016. Até lá, o órgão vai definir se essa comunicação será por e-mail, mensagen SMS e outros mecanismos de comunicação via internet.

Os condutores deverão optar por manter o modelo original de notificação, via correios ou aderir ao novo método de notificação eletrônica, escolha que implicará no não recebimento do documento imprenso.

O  novo sistema vai incluir na comunicação por meio eletrônico um link para que o cidadão possa recorrer da notificação, bem como para solicitar a transferência dos pontos para outro condutor, nos moldes do que já é feito no modelo atual.

A plataforma será acessada por meio de um site autônomo, administrado pelo Denatran e divulgado nos sites do Denatran e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Cidades.


Comente isso! Comentar

  • Avatar de Cleidiana Klagenberg
    por Cleidiana Klagenberg dia 07/02/14 às 20:21

    Gostei bastante do video, sou instrutora de transito, irei mostrar ele nas minhas aulas teoricas..

    Responder