Encontro destaca Prioridades Globais para a Segurança Viária

Encontro destaca Prioridades Globais para a Segurança Viária

Parlamentares e autoridades de todo o mundo com interesse e efetiva atuação na definição de políticas de segurança no trânsito reuniram-se nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados para o 1º Encontro Parlamentar Internacional sobre as Prioridades Globais para a Segurança Viária.

O evento, presidido pelo deputado Hugo Leal (PROS/RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, foi uma recepção às autoridades que participarão da 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança Viária, que acontece em Brasília nos dia 18 e 19 de novembro de 2015.

O encontro foi a prévia de um dos debates programados para esta quarta-feirs (18 de novembro), que irá destacar exemplos de iniciativas parlamentares de sucesso para avançar nas ações de segurança no trânsito e partilhar as melhores práticas na promoção dessas iniciativas legislativas. Estiveram presentes autoridades da Suíça, Reino Unido, Albânia, Armênia, Austrália, Jamaica, Gana, França, Uruguai e Inglaterra, além de representantes de ministérios e parlamentares brasileiros.

Em sua fala Hugo Leal destacou a importância da oportunidade de reunir diversas autoridades comprometidas com a redução da acidentalidade no trânsito em um esforço para avançar com esta questão em todo o mundo. “Para quem luta pela redução de acidentes esse tipo de reunião é um sono. Hoje temos um sonho realizado, e trabalharei para que ele gere frutos”, frisou. Para tanto, o parlamentar destacou a necessidade de aproveitamento da ocasião para criação e consolidação da Rede Global de Legisladores pela Segurança no Trânsito.

A Rede poderá servir no futuro como uma plataforma aberta para que os Parlamentares de todo o mundo possam compartilhar suas experiências e trocar informações sobre desenvolvimentos legislativos de segurança rodoviária e as prioridades a serem trabalhadas.

O Encontro

Um ato da ONG Safe Kids – Criança Segura Brasil, marcou o encontro, onde um grupo de crianças entregou às autoridades presentes uma conclamação feita pela infância dos cinco continentes. O documento pede que os países reforcem as medidas voltadas para proteger as crianças no trânsito, seja as ocupantes de veículos, as que se deslocam a pé ou de bicicleta. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde 500 crianças são diariamente vítimas fatais do trânsito em todo o mundo.

O evento contou também ainda com a apresentação musical da Cantora Laura Rizzotto, pela ocasião do Dia Mundial em Memória das Vítimas, data instituída pela ONU e celebrada em todo o mundo no terceiro domingo do mês de novembro. Na performance ela apresentou algumas canções, dentre elas uma inédita composta em homenagem à memória das vítimas no trânsito.

Comente isso! Comentar

  • Avatar de Joel Garcia da Costa
    por Joel Garcia da Costa dia 16/12/13 às 12:01

    O custo mais alto de um veículo mais seguro implicaria no salvamento de quantas vidas? Após respondida esta pergunta, a matemática que embasa a aplicação da nova legislação poderia ser efetivada imediatamente, afinal, uma vida não tem preço.

    Responder