Dicas úteis para a empresa de transporte escolar

Dicas úteis para a empresa de transporte escolar

Manter uma estrutura de qualidade e adequada às normas legais é uma exigência para qualquer empresa de transporte escolar. Entenda os benefícios e aplique agora mesmo!

Quem trabalha com transporte escolar entende que o mercado pode ser lucrativo. Por isso, investe nos diferenciais da empresa para torná-la mais competitiva.

É compreensível, uma vez que, pais e responsáveis estão cada vez mais bem informados sobre a legislação. Com eles, autoridades estão de olho no cumprimento das exigências, para a segurança dos pequenos e um trânsito mais saudável.

Contudo, para se destacar no mercado, além de estar em conformidade com a lei, uma empresa de transporte escolar deve reunir outras qualificações para conquistar a preferência do público.

Nós vamos te ajudar com isso. Neste post abordamos sobre as leis que regem o setor, os benefícios de estar adequado à elas e outros diferenciais, que somados à segurança, podem agregar mais valor ao seu negócio.

As exigências legais para a empresa de transporte escolar

Para garantir que o trabalho prestado por uma empresa de transporte escolar seja realizado com toda a segurança, o Código de Trânsito Brasileiro impõe algumas regras. Essas leis se aplicam em conjunto com normas locais dos DETRANs e dos municípios. Fique por dentro!

Normativas para os veículos

Vans e ônibus escolares devem possuir itens de segurança, de modo que todo veículo deve:

  • Estar registrado como escolar junto ao DETRAN do estado onde a atividade é exercida
  • Ser inspecionado pelo menos duas vezes por ano para verificação dos itens obrigatórios
  • Exibir a inscrição “escolar” em uma faixa amarela de 40cm em toda a extensão das suas laterais e na traseira da carroceria à meia altura
  • Possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade e tempo em perfeitas condições de uso
  • Possuir lanterna na cor branca, amarela ou fosca nas extremidades da parte superior frontal e, na cor vermelha na extremidade superior da parte traseira
  • Conter cintos de segurança subabdominais, independentes em cada assento, em perfeitas condições de uso
  • Respeitar o limite de passageiros imposto pelo fabricante
  • Ter autorização do órgão competente para trafegar como empresa de transporte escolar e fixar o documento em local visível na parte interna.
  • Obedecer e estar em dia com essas exigências.

Normativas para os condutores

Assim como o CTB faz exigências aos veículos das empresas de transporte escolar, elas também existem para os condutores. Desse modo, é exigido de todo o motorista:

  • Seja maior de 21 anos
  • Apresente habilitação para dirigir na categoria D, conferida pelo DETRAN
  • Não tenha cometido nos últimos 12 meses nenhuma infração gravíssima ou seja reincidente em infrações médias
  • Seja aprovado em curso de especialização para o trabalho (regulamentado pelo CONTRAN)
  • Esteja em dia com o exame toxicológico.

É importante destacar que, além destas normativas, leis estaduais e municipais podem exigir outras obrigações da empresa de transporte escolar. É recomendado ficar atento à elas para evitar multas e não ficar impedido de exercer as atividades.

Os benefícios da segurança e dos diferenciais no atendimento

As exigências legais existem para serem cumpridas. Visam a segurança de passageiros e condutores e que o percurso seja seguro e sem imprevistos.

Contudo, apesar da segurança dos filhos ser o principal critério de avaliação de pais e responsáveis na contratação destes serviços, outros diferenciais podem somar positivamente na escolha.

Um grande atrativo é a qualidade dos veículos. Veículos novos podem atrair mais interessados, pois demonstram o cuidado que a empresa tem como sua frota.

Contudo, independente do ano de fabricação, é importante ressaltar que é obrigatório que todo o veículo esteja em dia com a manutenção preventiva. Além de ser um item de segurança, ela é também uma garantia para que a empresa de transporte escolar se mantenha operante em suas atividades.

É possível inovar também no atendimento. Estude a concorrência e saiba se diferenciar. Você pode firmar parcerias com escolas para aumentar a competitividade. Pode também investir em tecnologia para melhorar a comunicação entre pais e alunos, como por exemplo, oferecer a possibilidade de rastreamento do veículo e outros atrativos.

Para concluir, lembre-se que você transporta pessoas. O bem mais precioso que existe. Faça escolhas conscientes no trânsito e seja exemplo para as crianças e demais adultos que estão a sua volta. Gentileza, gera gentileza. Acredite! boas ações contagiam.

Fonte: ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!