Após protesto no RS, polícia diz que não há mais bloqueios de rodovias no País

Após protesto no RS, polícia diz que não há mais bloqueios de rodovias no País

Após protesto no RS, polícia diz que não há mais bloqueios de rodovias no País

Não há mais pontos de bloqueios nas rodovias federais causados por caminhoneiros, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A última interdição, na Rodovia BR-277, nas proximidades da cidade de Ibema, oeste paranaense, acabou às 19h30 de terça-feira (3). Poucas horas antes, a PRF registrou, às 11h, manifestações de caminhoneiros fora das rodovias em quatro cidades do Rio Grande do Sul (Soledade, Santa Maria, Santa Rosa e Cachoeira do Sul), todas já encerradas.

 

Os caminhoneiros vinham bloqueando estradas em todo País há quase duas semanas. Os bloqueios começaram no dia 18 de fevereiro no Paraná e em Santa Catarina e foram se espalhando. Eles protestavam contra a redução do preço do combustível, aumento do valor do frete e pediam que a Lei dos Caminhoneiros fosse sancionada. A PRF e a Força Nacional de Segurança Pública, que deu apoio à polícia durante os protestos, dizem que continuam de prontidão e monitoram a situação nas rodovias.

As manifestações dos caminhoneiros, que tiveram reflexo em mais de dez Estados, provocaram desabastecimento de combustível e alimentos em algumas cidades. No dia 25, em negociação com representantes dos caminhoneiros, o governo prometeu prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões por meio do Programa Procaminhoneiro, além de criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete.

Após as negociações, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que os caminhoneiros que continuassem obstruindo as estradas seriam multados com valores entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por hora. Também como parte do acordo, a Lei dos Caminhoneiros foi sancionada na segunda-feira (2) pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União, no dia seguinte.

A lei começará a valer no dia 17 de abril. Segundo o Ministério dos Transportes, a data vale para todos os artigos da lei, incluindo a isenção do pagamento de pedágio sobre o eixo suspenso de caminhões que circulam vazios, o aumento da tolerância máxima na pesagem de veículos de transporte de cargas e passageiros e a conversão das penas de multa por excesso de peso em penas de advertência.

O texto também dá a possibilidade de o motorista trabalhar 12 horas seguidas, sendo quatro extraordinárias, desde que haja previsão em acordo coletivo entre a empresa e os funcionários.


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  • Avatar de carlos marcelo peres santos
    por carlos marcelo peres santos dia 18/01/14 às 23:18

    O Artigo 76 do CTB, \"REGULAMENTA\" que a educação para o trânsito \'DEVERÁ\" acontecer na pré escola, 1º, 2º e 3º graus.... então sem educação para o transito, sem resultados! Ações com objetivo de sensibilizar condutores da importância da direção defensiva deveriam acontecer como plano de ação para redução de acidentes! Sonho com isso! Vou fazendo a minha parte! Art. 1º, §2º \"preservação da vida, saúde e meio ambiente\"

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  • Avatar de Wesley
    por Wesley dia 25/11/13 às 15:27

    Acima de qualquer fiscalização, é fundamental que as pessoas tenham consciência dos perigos que este veículo oferece, principalmente, quando banalizamos a legislação. São vidas preciosas, que só serão, realmente valorizadas com a perda dos valores.

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